Ônibus

Londres lança frota de ônibus a hidrogênio de dois andares

Londres lançou a primeira frota com 20 ônibus com célula de combustível de dois andares da Inglaterra. Os ônibus a hidrogênio se juntam a uma frota de mais de 500 veículos elétricos, sendo uma das maiores da Europa Ocidental. Londres quer todos os coletivos com emissões zero até 2030. Recentemente, um grande pedido de 195 ônibus elétricos a bateria para Londres foi concedido à BYD/ADL.

Já os novos ônibus de dois andares com célula de combustível de hidrogênio estão sendo introduzidos pela primeira vez na rota 7 entre East Acton e Oxford Circus.

Foram fabricados pela Wrightbus na Irlanda do Norte, ajudando a criar novos empregos locais, e os cilindros de gás são fabricados pela Luxfer em Nottingham. O hidrogênio para os ônibus está sendo produzido na fábrica da Air Liquide em Runcorn, aproveitando o hidrogênio residual como um subproduto de uma fábrica industrial de cloroalcalino.

Já em 2023, o combustível será ainda mais verde, uma vez que será produzido por eletrólise alimentada por uma conexão direta a um parque eólico offshore.

“Fizemos verdadeiros progressos em Londres para limpar nosso ar, mas ainda temos um longo caminho a percorrer porque a poluição tóxica do ar em nossa cidade ainda está causando milhares de mortes prematuras todos os anos e está atrapalhando o crescimento das crianças pulmões. Como parte de nossos esforços contínuos de liderança mundial, estou orgulhoso de anunciar que os primeiros ônibus de dois andares a hidrogênio da Inglaterra, que não produzem nenhuma emissão prejudicial, serão colocados em serviço”. – afirmou o prefeito de Londres, Sadiq Khan

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus