Ônibus

Intervenção no BRT do Rio já recuperou 60 ônibus articulados

Há três meses, a prefeitura do Rio de Janeiro iniciava o processo de intervenção no sistema de corredor de ônibus do tipo BRT, e segundo comunicado do consórcio operador, houve um aumento da frota de ônibus articulados.

Segundo a nota, no primeiro dia de intervenção, dos 297 veículos encontrados, apenas 120 estavam circulando, muitos deles em estado extremamente precário. Atualmente, cerca de 180 articulados estão em operação, ou seja, 60 ônibus já foram recuperados.

A prefeitura quer até setembro colocar 241 articulados em operação, prazo previsto para o término da intervenção. Há também o programa BRT Seguro, com reforço no patrulhamento nas estações com a presença de guardas municipais e policiais militares.

Outra medida é a reforma para a reabertura gradativa das estações. Entre os serviços que já estão sendo executados estão a substituição gradual dos painéis de vidro fixos por painéis angulares em ferro vazado, para evitar o vandalismo; substituição das portas de vidro também por ferro vazado; recuperação das instalações e pinturas externas e internas. Todas as 46 estações fechadas por vandalismo ou furto de equipamentos estarão funcionando até setembro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus