TAV

Espanha inicia trem de alta velocidade low cost entre Madrid e Barcelona

O novo serviço de baixo custo “Avlo” de alta velocidade da operadora Espanhol Renfe começou a operar entre Madrid e Barcelona no último dia 23 de junho. Eram para ter sido iniciado em abril de 2020, mas foi adiado devido à pandemia de Covid-19.

O primeiro trem saiu da estação Figueres-Vilafant às 05h35 com destino a Madrid Puerta de Atocha. A composição inaugural da capital espanhola para Barcelona-Sants partiu às 06:20.

Quatro serviços de ida e volta estão operando entre as duas cidades, com passagens a partir de € 7 cada trecho. O número de trens em operação pode ser aumentado dependendo da demanda. Atualmente param em todas as cidades do Corredor Nordeste: Madrid, Guadalajara, Calatayud, Saragoça, Lleida, Tarragona, Barcelona, ​​Girona e Figueres.

Os comboios contam com 438 assentos, cerca de 20% a mais do que os atuais trens da classe 112, com velocidades máximas de 330 km/h. Possuem apenas classe econômica, e a passagem inclui bagagem grátis – uma mala de mão mais bolsa ou mochila. Há também Wi-Fi e máquinas de venda automática para catering.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus