YouTube video
Trens Regionais

Decreto possibilita Trem Regional entre BH e Ouro Preto e linhas turísticas

Um decreto assinado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que trata de incentivo ferroviário deve criar ao menos três rotas turísticas e duas linhas de cargas em cidades do Sul do estado e Triângulo Mineiro. A malha ferroviária mineira é a maior do país, com 5 mil quilômetros, ou 16,3% de todo o Brasil.

A intensão é que empresas privadas façam a gestão de trechos para tentar reativar mais de 1.500km de malha ferroviária desativada ou abandonada. Os investimentos das concessionárias podem totalizar R$ 26,7 bilhões em obras de construção de ferrovias, material rodante e instalações fixas nos 19 projetos pré-definidos, divididos em transporte de cargas e de passageiros.

No Sul de Minas seriam concedidas as seguintes linhas:

  • Jacutinga (turismo)
  • São Sebastião do Rio Verde – Passa Quatro (turismo)
  • Lavras – Três Corações – Varginha (turismo)
  • Varginha – Três Corações – Passa Quatro (cargas)
  • Uberlândia – Ituiutaba – Chaveslândia (Santa Vitória) (cargas)

O modal ferroviário é fundamental para que uma infraestrutura adequada atenda ao setor produtivo. Este é um modelo de negócio que já se provou em outros países que é viável”, afirma o governador.

Há ainda uma proposta de um trem regional saindo de Belo Horizonte e passando por Sabará, Raposos, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito e chegando em Ouro Preto. Um segundo trecho sairia de Mariana com destino a Além Paraíba.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus