A partir deste sábado, 19 de junho de 2021, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM deve iniciar uma obra para que os trens circulem com maior velocidade nas proximidades da Estação Eng. Goulart, que atende as as linhas 12-Safira e 13-Jade.
De acordo com um comunicado da operadora, as composições precisam reduzir a velocidade para cerca de 20 km por hora quando as duas linhas se juntam. Com a troca de três Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) será possível realizar o trajeto com uma velocidade de cerca de 50 km por hora, sem abrir mão da segurança dos passageiros.
Por conta da implantação dos novos AMVs, serão necessários quatro finais de semana (19, 20, 26 e 27 de junho, e 3, 4, 10 e 11 de julho) para que a via permanente, rede aérea e sinalização de campo sejam ajustadas aos equipamentos.
Mudanças na operação
Nos próximos quatro sábados (19 e 26 de junho e 3 e 10 de julho), após às 14h, a Linha 12-Safira da CPTM operará em via única entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, o que altera a circulação, aumentando o intervalo médio e criando um loop interno entre Calmon Viana e Comendador Ermelino. A cada 3 trens que partirem da Estação Calmon Viana, dois irão retornar da Estação Comendador Ermelino e um seguirá para a Estação Brás.
Trecho fechado aos domingos
Já nos próximos quatro domingos (20 e 27 de junho e 4 e 11 de julho), a circulação no trecho entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, que inclui as Estações USP Leste e Eng. Goulart, será interrompida e contará com a utilização do sistema Paese para atender os passageiros que necessitem acessar essas estações da Linhas 12-Safira e 13-Jade.
Além disso, o Expresso Aeroporto, que liga as Estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, será suspenso durante todo o período das obras, entre 13h00 de 19 de junho e 11 de julho, inclusive durante a semana. A alternativa aos passageiros é a própria Linha 13-Jade, com início da Estação Eng. Goulart.
“Será uma obra de grande porte que vai beneficiar muitas pessoas, principalmente as que circulam pela Linha 13-Jade. Além de aumentar a velocidade do trecho de Eng. Goulart, os novos AMVs também facilitarão futuros projetos para que a linha avance além do seu atual trecho”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.