Ônibus

Cidade da Dinamarca passa a operar frota de 29 ônibus elétricos da Volvo

A cidade de Aarhus, na Dinamarca, ganhou para sua operação no transporte coletivo, a frota de 29 ônibus articulados elétricos da Volvo, do modelo 7900. Trata-se da segunda maior cidade do país, e é a mais recente de várias cidades a implementar ônibus elétricos em maior escala na região.

Em junho de 2020, os seis maiores municípios dinamarqueses estabeleceram o compromisso de comprar apenas ônibus com emissão zero a partir de 2021 . Isso significa que, a partir deste ano, todos os novos ônibus para o transporte público em Copenhagen, Aarhus, Odense, Aalborg, Vejle e Frederiksberg deverão ser movidos a eletricidade.

Já sobre a Aarhus, os novos Volvo 7900 Electric Articulated são operados pela empresa de ônibus local. Os ônibus são carregados por cabo CCS à noite em uma das instalações da operadora, por meio de estações de carregamento Ekoenergetyka. Durante o dia, a recarga é complementada por equipamentos adicionais durante as paradas. Os Articulados têm 18,6 metros de comprimento, piso rebaixado e podem transportar até 120 passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus