Trens Urbanos

Chile introduz novo trem urbano no sul do país para diminuir lentidão em estradas

Duas comunas no sul do Chile agora estão ligadas por meio de um serviço de trem. Na semana passada, o Subsecretário de Transportes, José Luis Domínguez, junto com a Ministra do Meio Ambiente, Carolina Schmidt, o prefeito de La Araucanía, Víctor Manoli, o presidente da EFE, Pedro Pablo Errázuriz, e outras autoridades regionais, viajaram de Temuco à cidade de Padre Las Casas, para divulgar os detalhes da ligação ferroviária que unirá as duas regiões em apenas 7 minutos.

O projeto prevê a construção de quatro novas estações, duas ao norte da capital regional e duas ao sul do rio Cautín, que complementarão o atual serviço Vitória – Temuco, que transporta anualmente 500 mil passageiros. O objetivo é unir o município de Padre Las Casas, chegando ao setor La Virgen-Maquehue, com uma frequência de 2 trens por hora na manhã do rush e outros dois na tarde do rush de segunda a sexta-feira.

O subsecretário Domínguez disse na ocasião que “o serviço ferroviário será uma alternativa realmente competitiva para se deslocar entre as duas comunas e terá quatro estações: duas em Temuco, a norte da atual estação, e duas no Padre Las Casas. Além disso, todo o percurso será confinado e serão viabilizadas melhorias em 14 passadeiras”.

Já o Presidente da EFE, Pedro Pablo Errázuriz, afirmou que a habilitação do serviço “é fundamental para melhorar a conectividade e a qualidade de vida dos residentes do Padre Las Casas, visto que um serviço liga em apenas 7 minutos o duas comunas em um setor caracterizado por seu alto congestionamento é realmente imbatível”. Nesse sentido, acrescentou que “para a EFE, a região de La Araucanía é um dos pontos mais importantes de nossa rede e onde estamos fazendo grandes investimentos para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos chilenos, por meio de novos trens, novos trilhos.”.

Para viabilizar esse serviço, foi fundamental concluir a construção da nova ponte ferroviária sobre o rio Cautín, que foi realizada em 15 blocos de concreto, com um custo de cerca de US $ 20 bilhões, e que permitiu a retomada do transporte de cargas até Los Região de Ríos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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