VLT

BYD, Idestra e Aerom (aeromovel) vão estudar transporte sobre trilhos em Campinas

Campinas publicou no Diário Oficial desta segunda-feira, 14 de junho, uma autorização para que duas empresas e um consórcio desenvolvam estudos para a implantação de um eixo ferroviário urbano, com 18 quilômetros de extensão, entre o Pátio Ferroviário de Campinas, no Centro, e o Aeroporto Internacional de Viracopos.

O meio de transporte deve promover a conexão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas com o Aeroporto de Viracopos.

De acordo com comunicado do poder público, as selecionadas foram a BYD do Brasil, o Instituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de Transporte (Idestra) e o consórcio formado pela TS Infraestrutura e Engenharia S/A, Aerom Sistemas de Transportes S.A, FBS Construção Civil e Pavimentação S.A e a JOFEGE – Pavimentação e Construção Ltda.

Pedi agilidade no processo e espero que o estudo também seja concluído com rapidez. Esse projeto beneficiará toda a Região Metropolitana de Campinas”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

“O interesse no projeto mostra a viabilidade da implantação desse ramal. Os estudos irão subsidiar a modelagem para a implantação e operação, que poderá ser uma parceria público-privada (PPP) ou concessão”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Vinicius Riverete.

Os grupos terão 90 dias para apresentar os estudos, projetos, levantamentos, investigações e estudos para modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica. Uma comissão deve avaliar o melhor projeto – que poderá ser utilizado no todo ou em parte — na elaboração de editais, contratos da licitação para a concessão da construção e operação do sistema.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios