TAV

Assinado acordo para obras de trem de alta velocidade entre Dallas e Houston

Texas Central ou Texas Central Partners LLC é uma empresa ferroviária privada que está propondo uma ligação sobre trilhos de alta velocidade no eixo Dallas – Houston. A empresa acaba de assinar um acordo de US $ 16 bilhões para as obras civis, incluindo viadutos e pátios, com a Webuild e sua subsidiária nos EUA, Lane Construction.

O acordo anunciado em 15 de junho segue quatro anos de trabalho da Webuild e Lane para levar o projeto ao estágio de design avançado. É a última etapa do fechamento financeiro, previsto para os próximos meses.

O empreiteiro disse que o projeto será “um momento crucial para a mobilidade sustentável” nos EUA e uma oportunidade única para o grupo e seus fornecedores. Espera-se que cerca de 17.000 empregos diretos e 20.000 indiretos sejam criados durante a construção, com US$ 7,3 bilhões de materiais a serem comprados de fornecedores norte-americanos em 37 estados, e outros serviços a serem prestados por empresas italianas especializadas.

O projeto da linha de alta velocidade com 379 km de extensão deve contar com composições viajando em até 320 km/h, e foi baseado no Tokaido Shinkansen da Central Japan Railway. Os trens devem partir a cada 30 minutos nos horários de pico, com uma única parada intermediária em Brazos Valley perto da Texas A&M University.

O tempo de viagem de ponta a ponta será de menos de 90 minutos. Cerca de 100.000 pessoas viajam entre Dallas e Houston de carro ou de avião todas as semanas, e o Texas Central espera transportar 13 milhões de pessoas por ano até 2050.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios