Ônibus

Alexander Dennis apresenta maior ônibus elétrico de dois andares do mundo

Alexander Dennis é uma empresa britânica de fabricação de ônibus com sede em Larbert, Escócia. A fabricante apresentou seu novo veículo “Enviro 500 EV Charge” de dois andares, sendo o maior ônibus elétrico do mundo double decker.

O novo veículo conta com três eixos e 13,7 metros de comprimento. O protótipo é destinado ao mercado norte-americano, onde a ADL já entregou mais de 1.200 carros de dois andares desde 2001. A empresa ainda oferece grande flexibilidade, com coletivos disponíveis em diferentes alturas de 3,90 metros (para o mercado japonês), 4,00 metros (Europa continental, por exemplo Swiss Post), 4,06 metros (“altura de Berlim”) e até 4,40 metros.

Dois motores de cubo de roda com uma potência de 125 quilowatts estão instalados no terceiro eixo. O protótipo é carregado na garagem durante a noite. No dia tem autonomia de pelo menos 250 quilômetros, mesmo quando ligados os dispositivos de aquecimento ou ar condicionado, que também são elétricos. Ainda é possível o carregamento durante o dia via pantógrafo.

O pacote de baterias do Enviro 500 EV Charge está localizado embaixo do piso do ônibus, o que ainda permite um design de piso rebaixado, sendo apenas 4% mais alto que na versão a diesel. As células da bateria têm uma capacidade de 648 kWh.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios