Ônibus

Sorocaba ganha mais ônibus com proteção antiviral

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, informou em um comunicado que inseriu sete ônibus com proteção antiviral e antibacteriana. Os coletivos contam com bancos, balaústres, corrimãos e catracas revestidos com tecido antiviral, confeccionado pela ChromaLíquido Soluções Tecnológicas a partir do fio têxtil de poliamida Amni® Virus-Bac OFF. O município conta agora com 11 coletivos antivirais.

Os veículos são certificados pelas áreas e agências técnicas do governo do Estado de São Paulo, incluindo a Unicamp, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que testaram a resistência física do produto e a eficiência antibacteriana e antiviral. Os tecidos da ChromaLíquido são indicados para uso profissional, em virtude do efeito permanente da ação antiviral e antibacteriana, resistência a atritos, higienizações e lavagens constantes, como exige o transporte público.

“Estamos trabalhando, agora, com duas empresas em Sorocaba, a Consor e a City. O projeto está chamando muita atenção, de forma positiva, e Sorocaba continua à frente nesta iniciativa”, afirma Ricardo Bastos, diretor de Relações Institucionais da ChromaLíquido.

“É uma parceria que está dando certo, e a intenção é equipar mais ônibus da frota com esta tecnologia inovadora. Trata-se de uma proteção adicional à saúde e à segurança dos passageiros e motoristas, além do fato de todos os ônibus, diariamente, passarem por uma completa descontaminação quando saem das garagens e também por higienização entre os trajetos”, diz o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

A solução foi desenvolvida pela ChromaLíquido Soluções Tecnológicas, em parceria com a Rhodia, empresa do Grupo Solvay. O aditivo antiviral aplicado nos fios dos tecidos é produzido com nanotecnologia capaz de romper a camada de gordura do vírus, impedindo que ele se fixe na superfície. Além disso, os aditivos conseguem inativar em 99,99% o Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, em até 1 minuto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus