Completou dois anos de uso da tecnologia por aproximação NFC (Near Field Communication) no sistema do Metrô Rio, com mais de 1,4 milhão de pagamentos realizados no transporte, tanto nas 41 estações como nas linhas de ônibus do Metrô na Superfície. Sua participação nas transações nos últimos seis meses cresceu 140%. Com a pandemia, o meio de pagamento se tornou uma alternativa mais segura para os passageiros, pois evita filas e o manuseio de dinheiro.
A maior parte das operações com NFC, 77%, foi feita por meio de cartões pré-pago, crédito e débito da Visa, Elo e Mastercard, sendo as duas primeiras bandeiras aceitas também nos validadores dos ônibus na superfície, além das catracas das estações. Já os pagamentos realizados por outros dispositivos habilitados como celulares, relógios e pulseiras foram responsáveis pelos outros 23% do total. O sistema funciona ainda para quem usa Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay no celular. A cobrança da tarifa é debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas.
Apenas no período de pandemia, de março de 2020 até agora, a operadora registrou mais de meio milhão de transações pelo método NFC, batendo recordes de utilização nos últimos quatro meses.
Em outubro de 2020, as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS) também começaram a aceitar o pagamento de passagens por meio da tecnologia NFC.