Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Monotrilho que atenderia Paraisópolis segue fora de rede proposta pelo Metrô

Em seu novo relatório de empreendimentos do Metrô, datado do mês de março, foi descrito as futuras expansões da malha metroviária, e a extensão da Linha 17 entre Morumbi e São Paulo-Morumbi ficou de fora:

Relatório de empreendimentos do Metrô (março 2021)

O eixo que cruzaria a Marginal Pinheiros atenderia a comunidade de Paraisópolis. I Relatório Integrado 2019 já havia sido cortado pelo menos duas extensões, que já eram conhecidas como trechos que fariam parte da rede futura e que já foram alvo de reportagens e até item na lista de vantagens de folhetos para venda de imóveis.

Fonte: Relatório Integrado 2019 – Metrô

Além da Linha 17-Ouro, outra extensão de fora é a nova Linha 22-Bordô, que atenderia a cidade de Cotia, seguindo o caminho da Rodovia Raposo Tavares, até a região de Pinheiros ou Faria Lima. Esta segunda linha seria subterrânea.

A inexistência dos dois trechos trouxe dúvidas por parte dos leitores do Via Trolebus sobre o prosseguimento desses projetos. Mas, segundo uma nota do próprio Metrô ao site, os dois eixos ainda estão nos planos da companhia, mas que não fazem parte das “linhas consideradas prioritárias”:

O trecho entre as estações Morumbi e São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) da Linha 17-Ouro, assim como a Linha 22, continuam no planejamento da rede futura de transporte. O mapa divulgado no Relatório Integrado 2019 apresenta as linhas consideradas prioritárias, segundo o plano plurianual de investimentos do Metrô” – diz nota da empresa ao Via Trolebus.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Sobre a Linha 22: A estação Corifeu ficaria perto de um terreno onde ainda existem cabras sendo criadas, a estação seguinte, Vila Indiana, sequer possui uma linha de ônibus que entre no bairro. Com este traçado esta linha seria um desperdício de dinheiro público construir uma linha em áreas sem demanda. Uma linha entre Cotia e Paraisópolis passando pela estação Vila Sônia é muito mais sensata.
    Sobre a linha 17 Ouro: Teria sido muito mais sensato levar a linha pela ponte do Morumbi, foram gastos rios de dinheiro levando os trilhos na direção sul. Era só alargar a av Morumbi e levar pra Paraisópolis, 2.5 km de trilho seriam suficientes, já esta proposta fracassada de levar o monotrilho pelo sul exigiria 5 km de trilho e passaria por trechos de baixa demanda.
    É preciso parar de aceitar bovinamente todos os projetos populistas de transporte público e começar a opinar sobre a viabilidade real dos projetos antes que seja tarde.

Publicidade

Anúncios