Relatório divulgado no Diário oficial do Estado desta sexta-feira, 14 de maio de 2021, no caderno do Poder Legislativo, revela que o Governo Estadual poderia rever a escolha de ter cancelado a porção leste da Linha 6-Laranja, que ligaria o futuro terminal São Joaquim até a Cidade Líder.
Nos mapas mais atuais da rede futura, o Metrô considerava o novo projeto da Linha 16-Violeta, que ligaria a estação Oscar Freire até o Jardim Brasília, e que assumiria o traçado da Linha 6 entre as estações Vila Monumento ou São Carlos (esta última em conexão com a Linha 710 da CPTM).
“Em revisão escolha entre alternativas da Linha 16 versus prolongamento da Linha 6-Laranja para o Jardim Brasília. A desenvolver após selecionada a alternativa acima: Elaboração do Projeto Funcional Avançado, Licenciamento Ambiental, Sondagens e Ensaios Geotécnicos e Projetos Básicos de Civil e Sistemas”, diz o trecho do documento postado no Diário Oficial.
A linha 6 está sendo construída entre a Brasilândia e a estação São Joaquim, a cargo da empresa Acciona, que deve operar o eixo metroviário por meio da concessionária LinhaUni.