YouTube video
Trens Urbanos

Metrô de Valparaíso, que corre na costa do pacifico no Chile, deve ser expandido

Análises de impacto ambiental devem ser finalizadas até julho para uma extensão de um serviço ferroviário que corre em parte na costa do pacifico do Chile. A nova extensão deve ser entre Valparaíso de Limache a La Calera como parte do programa governamental Chile on Rails. O Metrô de Valparaíso liga o Porto até Limache.

Inaugurado em 2006, o serviço percorre 43 km, atendendo a 20 estações. O projeto de expansão prevê os serviços estendidos para o leste ao longo da linha por mais 26 km de rota, adicionando cinco estações a um custo estimado de US $ 450 milhões.

Será ainda instalada uma terceira via entre San Pedro e La Calera para uso por trens de carga de e para o Porto de Ventanas, eliminando conflitos com a expansão das operações de passageiros.

As obras devem começar em 2023 com previsão de conclusão a partir de 2027. Os serviços são operados atualmente por uma frota de 27 EMUs X’Trapolis de dois carros fornecidos pela Alstom, e transportam cerca de 20 milhões de passageiros por ano. O pacote de expansão prevê a aquisição de mais 15 trens, para acomodar um aumento estimado no número de passageiros em mais de 12 milhões de passageiros por ano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus