Análises de impacto ambiental devem ser finalizadas até julho para uma extensão de um serviço ferroviário que corre em parte na costa do pacifico do Chile. A nova extensão deve ser entre Valparaíso de Limache a La Calera como parte do programa governamental Chile on Rails. O Metrô de Valparaíso liga o Porto até Limache.
Inaugurado em 2006, o serviço percorre 43 km, atendendo a 20 estações. O projeto de expansão prevê os serviços estendidos para o leste ao longo da linha por mais 26 km de rota, adicionando cinco estações a um custo estimado de US $ 450 milhões.
Será ainda instalada uma terceira via entre San Pedro e La Calera para uso por trens de carga de e para o Porto de Ventanas, eliminando conflitos com a expansão das operações de passageiros.
As obras devem começar em 2023 com previsão de conclusão a partir de 2027. Os serviços são operados atualmente por uma frota de 27 EMUs X’Trapolis de dois carros fornecidos pela Alstom, e transportam cerca de 20 milhões de passageiros por ano. O pacote de expansão prevê a aquisição de mais 15 trens, para acomodar um aumento estimado no número de passageiros em mais de 12 milhões de passageiros por ano.