A prefeitura de Curitiba informou que sua Superintendência de Trânsito (Setran) deve finalizar nesta sexta-feira, a implantação de uma faixa de ônibus na Rua Marechal Deodoro, entre a Ubaldino do Amaral e Prefeito Ângelo Lopes, no Centro.
A velocidade máxima na via, assim como em outras, será reduzida para 50 km/h, o que oferece maior segurança em caso de acidentes, sobretudo para o elo mais fraco na cadeia da mobilidade, que é o pedestre.
Já a faixa dedicada ao transporte coletivo deve beneficiar cerca de 12 mil passageiros atendidos por dez linhas de ônibus que passam pela região. A estimativa da Urbs é que a extensão de 1,5 quilômetro da nova faixa exclusiva – entre as ruas Ubaldino do Amaral e Prefeito Ângelo Lopes – gere aproximadamente cinco minutos de redução no tempo de viagem. Ou seja, 25 minutos a menos no transporte na semana.
Por ali passam seis linhas de ônibus urbanas (Rua XV/Barigui, Higienópolis, Tarumã, Alto Tarumã, Sagrado Coração e Detran/Vicente Machado) e quatro metropolitanas (Guaratuba/Guadalupe, Pinhais/Guadalupe, Piraquara/Santos Andrade e Piraquara).