YouTube video
Metrô SP

Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico aprova projeto da Linha 19 do Metrô

Publicação do Diário Oficial deste sábado, 08 de maio de 2021, informa que o Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado, aprovou o pedido de anuência para implantação da Linha 19-Celeste, que em seu primeiro trecho vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, e o Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo.

Há, no entanto, ressalvas descritas na publicação: A operadora deve apresentar o detalhamento arquitetônico das estações Pari, São Bento e Anhangabaú.

“Interessado: Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô Deliberação: O Colegiado deliberou aprovar, por unanimidade, o parecer do Conselheiro Relator, favorável ao pedido de anuência para ampliação da rede de metrô de São Paulo, interligando os municípios de São Paulo e Guarulhos. Linha 19 – Celeste – Trecho Bosque Maia/Anhangabaú, com a ressalva de apresentação do detalhamento arquitetônico das estações Pari, São Bento e Anhangabaú e respectivas saídas VSEs, além da VSE 18 que atenderá o Estacionamento Bixiga. Alertamos Vossa Senhoria, que não constam nos autos vias adicionais do projeto, portanto, solicitamos o envio de novas plantas assinadas pelo responsável técnico e proprietário para aposição de carimbo, se necessário. Esta autorização não isenta o interessado de obter aprovação de seu projeto nos demais órgãos competentes“. – diz trecho da publicação.

O projeto da Linha 19-Celeste do Metrô, em seu primeiro eixo, deve ligar a cidade de Guarulhos até a capital paulista, com estações ligando o Bosque Maia e Anhangabaú. Serão 17,6 quilômetros de extensão, 15 paradas, e 31 trens em operação. A previsão de demanda é de 580 mil passageiros em um cenário previsto no ano de 2029.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus