No dia 30 de abril, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM confirmou a unificação das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, passando a ser o atendimento 710, com viagens entre Jundiaí e Francisco Morato a partir desta terça-feira, 4 de maio de 2021.
A mudança, no entanto, gerou dúvidas referente ao futuro da concessão prevista na Linha 7, que junto com o Trem Intercidades – TIC – São Paulo-Campinas, devem ser leiloados em 2022. Era previsto inicialmente que o mesmo operadora, gerisse o TIC, a Linha 7 e um trem metropolitano entre Francisco Morato e Campinas.
O novo serviço 710 poderá alterar o modelo de concessão que vinha sendo estudado pela CPTM, e neste texto será descrito pelo menos quatro cenários possíveis. O Via Trolebus ouviu pessoas ligadas à companhia para traçar os possíveis desfechos:
Linha 10 concedida junto com a 7
Uma da possibilidades seria incluir a Linha 10 na concessão da Linha 7, já que para o passageiro, será um atendimento unificado, sem precisar trocar de trem do Brás. Ou seja, iniciativa privada operando a Linha 710, o TIC e o Trem Intermetropolitano (Francisco Morato-Campinas). Esta hipótese pode ser a mais plausível.
Linha 7 sai do plano de concessão
Outra conjectura é a retirada da Linha 7 do plano de concessão. Seria leiloado apenas o TIC São Paulo-Campinas.
CPTM desfaz o serviço 710
Outra possibilidade, que de todas parece a menos provável, é tudo voltar como era antes, com as linhas 7 e 10 separadas e a Linha 7 sendo concedida.
Operação conjunta entre CPTM e setor privado
Outra opção seria uma operação mista entre a concessionária e a CPTM, com as duas operadoras mantendo seus respectivos trens na Linha 710, mas com as estações separadas. Por exemplo, a CPTM segue operando as paradas da Linha 10 e a concessionária as da Linha 7.
O desfecho dessa história pode ocorrer no segundo semestre, quando é prevista a audiência pública sobre a concessão das linhas.