Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Baldy se reúne com TCU para tratar de trem entre SP, Santos, Sorocaba e São José

Em uma postagem no Instagram, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, informou que se reuniu com o ministro do Tribunal de Contas da União – TCU, Vital do Rego, para tratar de temas como o projeto do Trem Intercidades e o compartilhamento de vias entre as operadoras de carga e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos- CPTM.

No primeiro stories, o titular da pasta mencionou o projeto do TIC São Paulo-Campinas, que pode ter sua licitação lançada em 2022:

Já no segundo frame, Baldy mencionou os demais trechos de trens de passageiros em estudos, como entre a capital e Sorocaba, Santos e São José dos Campos, mas que não há ainda previsão de concorrência e nem de operações:

Os detalhes da reunião não foram ainda divulgados.

Trem até Santos e a Linha 710

A operação da Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CTPTM, hoje gerida em conjunto com a Linha 7-Rubi, no serviço Linha 710, pode ser incluída na concessão do Trem Intercidades, de acordo com uma declaração do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, ao site Diário do Transporte.

Inicialmente, a Linha 7-Rubi seria concedida junto com o projeto de trem de médio percurso entre São Paulo e Campinas. Mas desde esta semana, os atendimentos 7 e 10 da CPTM foram unificados.

A declaração do titular da pasta agora fala em estender a concessão também para o trecho da ferrovia no ABC Paulista. Baldy ainda menciona o projeto de trem de São Paulo para Santos, sem dar mais detalhes:

Sobre o projeto do Trem Intercidades, existe uma perspectiva de que possa sim unir as duas linhas dentro de dois projetos do TIC. Entre o projeto São Paulo-Campinas e São Paulo-Santos, envolvendo as linhas 7 e 10 em outro projeto. Eles seriam um projeto unificado”, diz Baldy

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Resumido: Reunião! Reunião! Reunião! Reunião! Reunião! Reunião! E no final nada de resultado, isso talvez demonstra que o Secretário Baldy está com dificuldade de conseguir tirar do papel esses projetos, triste…. Deveriam aproveitar a reunião, o Sec Baldy deveria tambem tratar a respeito com TCU em que pé está os tratativos do People Mover de GRU.

    • É isso mesmo Paulo!
      Só bla bla bla e projeto se transformando em obras NADA!
      Eu particularmente não acredito na implantação desses trens regionais, pra mim é só promessa pra campanha política.
      Esse tema é sempre lembrado na véspera e época de ano de campanha eleitoral.
      E a máfia do lobby rodoviário tem muito a ver com a dificuldade desses projetos saírem do papel.
      É lamentável!

Publicidade

Anúncios