Ônibus

Baldy fala em início das obras do BRT ABC em 120 dias e cita Linha 20 do Metrô

Nesta quinta-feira, 20 de abril de 2021, representantes do estado estiveram reunidos com prefeitos do Grande ABC para apresentar o projeto do BRT elétrico. A estrutura deve ligar as cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

Serão cerca de 18 quilômetros de extensão, atendidos por 82 ônibus elétricos a bateria, que terão cada um, 23 metros de comprimento. O BRT terá embarque e pagamento antecipado, o que agiliza a partida dos coletivos nas paradas. Será atendido ainda por linhas na modalidade expressa, semi-expressa e paradora, sendo que a expressa, que será o atendimento mais rápido, vai ligar as duas pontas em 40 minutos.

Esteve na reunião, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e nas redes sociais, o titular da pasta disse que as obras começam em até 4 meses.

“A expectativa é que as obras comecem em até 120 dias para que sejam finalizadas o quanto antes e possa dar mais qualidade de vida a todos que precisam de um transporte digno”, diz Baldy na postagem. A promessa é entregar o BRT em 2023.

O ex-ministro ainda na postagem mencionou o projeto da Linha 20-Rosa do Metrô, que ligará a região do ABC até São Paulo. O BRT-ABC faz parte da solução de mobilidade voltada para atender à população da região junto com a Linha 20-Rosa do Metrô e com a modernização da Linha-10 Turquesa da CPTM”. A linha Rosa deve partir de Santo André até a zona oeste de São Paulo.

O projeto do BRT ABC foi anunciado no lugar do finado monotrilho da Linha 18-bronze, que faria parte da rede metroferroviária, e que teria maior capacidade que o corredor de ônibus.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus