Durante evento de apresentação do projeto do BRT Elétrico que vai ligar São Bernardo do Campo e São Paulo, entre autoridades estaduais e prefeitos do Grande ABC, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, e o vice-governador, Rodrigo Garcia, mencionaram o projeto da Linha 20-Rosa. Na ocasião, Baldy disse que as obras do corredor de ônibus devem começar em 120 dias.
O eixo de transporte por ônibus terá capacidade menor que o finado monotrilho da Linha 18-Bronze. O BRT poderá transportar por dia 115 mil passageiros, contra dados da própria administração públicas apresentado em 2014, que apontavam um carregamento de 314 mil usuários que seriam atendidos pelo monotrilho diariamente, além do monotrilho estar conectado de forma tarifária com o resto da malha de Metrô e Trem.
Baldy, no entanto, disse no evento que o projeto da Linha 20 do metrô é a “próxima linha“. “É muito provável, pelo curso e andamento de tudo que está acontecendo, que a Linha 20-Rosa seja a próxima linha de Metrô. Estamos dando andamento aos estudos, vendo a avaliação de origem-destino, com ligação à rede (do Grande ABC) via Zona Sul.”, disse o titular da pasta.
Já Rodrigo Garcia contou que o BRT poderá atender “de maneira imediata“. “O BRT vem para atender, de maneira imediata, o Grande ABC, com muito conforto. Mas ele não é impeditivo para que o governo do Estado mantenha estudos para extensão da linha metroviária. Temos um bom sonho virando realidade, com o caso do BRT, seguindo com os sonhos de olhar para o futuro”, disse o vice-governador. As aspas das autoridades foram mencionadas no jornal “Diário do Grande ABC“.
A nova ligação metroviária está de fato sendo estudada pelo poder público, e recentemente foram firmados contratos para avaliação de sondagem de terreno e o anteprojeto funcional.