Dois anos e meio após o lançamento de um consórcio para desenvolver o protótipo de um trem regional autônomo na França, a SNCF – Société Nationale des Chemins de fer Français, uma das principais empresas públicas francesas, além das fabricantes Alstom, Bosch, Spirops, Thales e o Railenium Technology Research Institute estão testando a operação do comboio.
No início do ano, um trem regional Regio 2N foi modificado e equipado para fins de testes pela unidade da Alstom em Crespin, que antes era ocupada pela Bombardier. Vários sensores, câmeras, radares e lidars (detecção a laser) foram montados para coletar dados essenciais para o projeto.
Os primeiros experimentos ocorreram durante uma semana, no início de março, entre Aulnoye e Busigny e entre Busigny e Calais (no norte da França). O protótipo do trem regional Regio 2N funcionou em uma via comercial, com os engenheiros e técnicos do projeto a bordo.
Durante esta primeira fase de testes, os sensores e equipamentos destes novos sistemas especialmente instalados no trem foram acionados com o propósito de observar como funcionam, mas não interferiram na movimentação do trem.
O protótipo do trem regional Regio 2N foi conduzido por um maquinista da SNCF especializado em operar em condições de teste. Esses testes são um passo fundamental para alcançar o objetivo final do consórcio: alcançar a autonomia total até 2023.