O primeiro carro-motor para os futuros trens de ata velocidade “TGV M” da operadora SNCF – Société Nationale des Chemins de fer Français foi revelado nas oficinas da Alstom em Belfort.
De acordo com um comunicado da fabricante, trata-se de um projeto ecológico, cujas primeiras composições estão programadas para entrar em serviço em 2024. A Alstom diz que usou suas habilidade para projetar um trem mais inovador e eficiente.
Graças a uma arquitetura mais compacta, simplificada e otimizada, o TGV M apresenta custos de aquisição e manutenção reduzidos, enquanto ganha 20% em capacidade. O trem dispõe de um sistema de aproveitamento energético durante a frenagem, além da aerodinâmica do nariz na máscara frontal, que permitem uma economia geral de energia em torno de 20%.
A operadora nacional SNCF encomendou uma frota de 100 trens da Alstom sob um contrato de € 2,7 bilhões de euros assinado em julho de 2018. O fabricante está montando atualmente duas unidades protótipos para teste e verificação. Os carros-motor estão sendo construídos em Belfort e os reboques articulados de dois andares na fábrica de Aytré em La Rochelle.
Descrito pela SNCF como seu TGV de quarta geração, os trens vão operar a 320 km/h, devem ter vagões mais curtos, semelhante ao usado para os trens de alta velocidade Avelia Liberty fornecidos à Amtrak, empresa estatal federal de transporte ferroviário de passageiros dos Estados Unidos.
Os carros-motor devem operar com sete, oito ou nove reboques articulados de dois andares, permitindo ao operador ajustar o comprimento dos trens para atender à demanda do mercado.