Trens Urbanos

Sydney vai receber novos trens de dois andares da CRRC que operam a 130 km/h

No começo de março, a CRRC anunciou que embarcou os primeiros trens de passageiros de dois andares, que correspondem a Fase II da compra para Sydney, Austrália.

Os comboios contam com 8 carros (4 carros a motor e 4 carros reboque) e uma velocidade operacional máxima de 130 km/h. Adotando os padrões australianos ao mesmo tempo que integra os mais avançados padrões internacionais, o trem é seguro, confortável e economiza energia, com uma vida operacional relativamente longa.

YouTube video

A entrega do primeiro trem a operadora demorou 18 meses após a assinatura do contrato, que estabeleceu um recorde de velocidade de entrega para os projetos de Sydney.

Houve problemas na execução dos trabalhos por conta da pandemia, incluindo quarentena de pessoal e interrupção do fornecimento de material.

Rede Australiana

A rede com 961 km de extensão serve a cidade de Sydney, incluindo trechos subterrâneos na região central, e 178 estações divididas em oito linhas. Possui frequências no dias úteis a cada 3 minutos na parte subterrânea e a cada 15 minutos nas estações menores. Aos finais de semana o intervalo pode chegar até a 30 minutos.

sydney-trains

A rede é administrada pela autoridade de transporte do Governo de New South Wales, o Transport for NSW. O sistema elétrico é alimentado por catenária e a bitola da malha é de 1 435 mm.

2129553011_1768f0cc7f_z

O sistema de bilhetagem é feito por meio do cartão Opal, onde a tarifa é totalmente integrada com a rede NSW TrainLink Intercity, esta por sua vez presta serviços de trem e ônibus de passageiros de média e longa distância conectando o estado de Nova Gales do Sul com Victoria , Queensland e do Território da capital da Austrália.

As viagens envolvendo serviços suburbanos e interurbanos são calculados como de uma única tarifa e não há penalidade por transferência de serviço. O bilhete também é válido em ônibus, ferries e no VLT, mas com tarifas diferentes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus