Ônibus

Sorocaba ganha 60 novos ônibus incluindo superarticulados

A prefeitura de Sorocaba anunciou por meio de uma nota que a cidade passou a contar com uma nova frota de 60 ônibus zero quilômetros equipados com ar-condicionado, sistema de internet sem fio e acessos USB para carregar celulares e outros aparelhos eletrônicos.

De acordo com o comunicado, três deles são chamados de superarticulados, com têm 23 metros de cumprimento, com maior capacidade de transporte de passageiros.

A aquisição dos novos veículos foi por meio da operadora City Transporte Urbano Intermodal, que substitui a Sorocaba Transportes Urbanos (STU) na operacionalização do chamado lote 2 do transporte coletivo.

A empresa opera 59 linhas nas regiões Oeste, Leste e Sul da cidade, com uma frota total de 153 veículos, mesmo número da frota da empresa anterior. Além desses 60 ônibus de modelo mais tecnológico, outros 43 também serão zero quilômetro, modelos mais modernos que os atuais em operação, e outros 50 foram adquiridos da STU.

Outro detalhe é que os carros novos são equipados com Motor Euro 5, que garante reduzido impacto ambiental. A City fará a substituição da frota de forma gradativa e assumiu ainda a contratação dos funcionários da STU, respeitando todos os direitos trabalhistas. A nova empresa foi selecionada para prestar o serviço de forma emergencial, por prazo de até 180 dias, após pesquisa de mercado e cotação de preços, realizadas pela Urbes.

“Essa contratação traz uma série de melhorias, atendendo às necessidades da população e do Poder Público, em melhorar continuamente a prestação dos serviços. O objetivo é oferecer aos usuários um nível de serviço superior ao que foi entregue até agora e com menor custo”, afirma o prefeito Rodrigo Manga.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus