A empresa Siemens e a VTG Rail Europe assinaram um contrato para testar uma tecnologia de monitoramento de freio (BMS) que as duas empresas desenvolveram em pesquisas e testes colaborativos desde 2016.
Seus idealizadores acreditam que o sistema tem amplo potencial para uso em toda a Europa devido a potencial economia de tempo e custo que oferece aos operadores de frete ferroviário, eliminando processos manuais demorados e melhorando a robustez das verificações de segurança existentes.
A tecnologia BMS foi projetada para automatizar o freio do trem de carga, a fim de provar que a frenagem é segura e operacional. O sistema fornece aos operadores do trem, dados de status que são visíveis em ambos os lados do vagão, sendo esses dados informados automaticamente ao sistema, que exibe o status de cada vagão do trem em uma tela na locomotiva.
O BMS foi projetado para melhorar a segurança geral, já que oferece uma visualização detalhada de configurações incorretas, freios de mão manuais aplicados incorretamente e outros problemas com componentes do trem. Esta informação está disponível também para o agentes do terminal de carga.