A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM conta com ao todo doze frotas, sendo a mais antiga a 2100, operacional no Expresso Linha 10, que cobre o trecho entre Tamanduateí e Santo André, nos horários de pico. Os comboios foram fabricados entre os anos de 1974 e 1977, na Espanha, e começaram a operar pela CPTM no final da década de 90.
O mais novo trem é o da série 2500, que começou a prestar serviços em 2020, e leva o título de composição mais alta e um dos mais leve da operadora, segundo uma postagem da própria nas redes sociais:
🚆Sabia que o trem da série 2500 é o mais alto da frota, e que apesar de ser o mais alto é um dos mais leves?
Pra saber sobre mais curiosidades como essa, continue nos acompanhando nas redes, em breve traremos mais… 😉 pic.twitter.com/YPE9UZ05Oj
— CPTM (@CPTM_oficial) April 4, 2021
Os 2500″s contam com itens diferentes das demais:
Contador de acesso nas portas
Trata-se de um dispositivo instalado em cada uma das portas que fica na parte superior.
Bagageiros
Aquele que talvez seja o maior diferencial dos trens da série 2500. Estão localizados na parte superior do carro e nas pontas. Serão úteis aos passageiros que vão até o Aeroporto.
Bancos de metal
Os assentos nos trens são diferenciados. Os materiais são composto de uma espécie de metal.
Mapas em display de led
Ao invés de um adesivo em cima das portas, o 2500 conta com um display de led com o mapa da linha e informações.
Abertura de portas pelo passageiro
Existe um botão em cada porta que serve para o passageiro abrir o equipamento. O sistema é usado, por exemplo, no VLT da baixada Santista. Mas a CPTM não deve usar o sistema a principio.