A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM conta com ao todo doze frotas, sendo a mais antiga a 2100, operacional no Expresso Linha 10, que cobre o trecho entre Tamanduateí e Santo André, nos horários de pico. Os comboios foram fabricados entre os anos de 1974 e 1977, na Espanha, e começaram a operar pela CPTM no final da década de 90.
O mais novo trem é o da série 2500, que começou a prestar serviços em 2020, e leva o título de composição mais alta e um dos mais leve da operadora, segundo uma postagem da própria nas redes sociais:
🚆Sabia que o trem da série 2500 é o mais alto da frota, e que apesar de ser o mais alto é um dos mais leves?
Pra saber sobre mais curiosidades como essa, continue nos acompanhando nas redes, em breve traremos mais… 😉 pic.twitter.com/YPE9UZ05Oj
— CPTM (@CPTM_oficial) April 4, 2021
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Os 2500″s contam com itens diferentes das demais:
Contador de acesso nas portas
Trata-se de um dispositivo instalado em cada uma das portas que fica na parte superior.
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Bagageiros
Aquele que talvez seja o maior diferencial dos trens da série 2500. Estão localizados na parte superior do carro e nas pontas. Serão úteis aos passageiros que vão até o Aeroporto.
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Bancos de metal
Os assentos nos trens são diferenciados. Os materiais são composto de uma espécie de metal.
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Mapas em display de led
Ao invés de um adesivo em cima das portas, o 2500 conta com um display de led com o mapa da linha e informações.
Abertura de portas pelo passageiro
Existe um botão em cada porta que serve para o passageiro abrir o equipamento. O sistema é usado, por exemplo, no VLT da baixada Santista. Mas a CPTM não deve usar o sistema a principio.