VLT

Paris ganha nova linha de VLT com veículo iluminado

A região de Paris ganhou a nova linha de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, a chamada T9, que foi inaugurada em 10 de abril, conectando a estação de metrô Porte de Choisy com a Place Gaston Viens em Orly, nos subúrbios. A T9 passa por Ivry-sur-Seine, Vitry-sur-Seine, Choisy-le-Roi e Thiais.

A linha tem 10,3 km de extensão, 19 estações, e utiliza via reservada com prioridade nos cruzamentos. As rotas de ônibus locais também foram reconfiguradas.

O T9 é o primeiro projeto totalmente gerido pela Île-de-France Mobilités, desde os estudos à construção. O custo total foi de € 404 milhões para a infraestrutura e € 75 milhões para os veículos, financiados pela região da Ilha-de-França (52,5%), o governo nacional (22,5%), o Departamento de Val-de-Marne (21%) a cidade de Paris (3%) e Grand Paris-Orly Seine Bièvre (1%).

A construção começou em meados de 2016 e a trajetória começou em fevereiro de 2019. Mais de 1.700 árvores foram plantadas ao longo do percurso.

A Alstom forneceu uma frota de 22 veículos Citadis X05 encomendados em novembro de 2016, com 45 metros de comprimento e capacidade para 314 passageiros cada. Foram projetados e fabricados na unidade de La Rochelle da Alstom, com Ornans fornecendo os motores, Le Creusot os bogies, módulos elétricos e equipamentos Tarbes, Valenciennes os interiores, Villeurbanne eletrônica embarcada, Aix-en-Provence os geradores tacômetros e Saint-Ouen assumindo trabalho de design.

Os veículos têm oito portas duplas de cada lado e corredores largos e bem iluminados para facilitar o fluxo de passageiros. O vidro cobre 45% da superfície, com iluminação 100% LED, oito grandes telas multimídia para mapas visuais, USB e bancos.

Os bondes apresentam uma ‘assinatura de luz’ personalizada desenvolvida pela equipe de Design & Styling da Alstom em parceria com a agência de design Saguez & Partners. As luzes LED instaladas dentro e fora são projetadas para garantir uma visão clara da abertura e fechamento das portas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus