Foto: Tony Winston/Agência Brasília.
Greve Metrô

Metrô DF faz proposta a metroviários para evitar greve nesta sexta-feira (16)

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal -Metrô-DF publicou por meio de um comunicado que formalizou na noite da última quarta-feira uma nova proposta ao Sindicato dos trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (SindMetrô) para tentar chegar a um acordo e evitar a greve marcada para amanhã, sexta-feira, 16 de abril de 2021.

Além de todas as cláusulas sociais e benefícios anteriormente acordados, foram acrescentadas à proposta inicial os itens como a implementação da escala 3×2 para os empregados lotados nos postos operacionais das áreas de Estações e Segurança, conforme acordado entre o Metrô-DF e o SindMetrô-DF.

A operadora ainda poderia autorizar para fins de viabilização, exclusivamente, das escalas estabelecidas no caput, a jornada diária de trabalho de 9h e 30min, com redução do intervalo de descanso para 30 minutos diários.

O Metrô-DF ainda, entre outras questões, deixaria de praticar a escala referida no caput e terá prazo de até 30 dias para aplicar outra que seja de seu interesse, dentro das limitações de seu poder diretivo, de acordo com a Legislação Trabalhista e contrato de trabalho firmado, não se aplicando o Art. 59, § 2o, da CLT (banco de horas) para tal finalidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus