Ônibus

Madri anuncia o fim dos ônibus a diesel com compra de 570 veículos a GNV e elétricos

Madrid está com planos de troca de sua frota de ônibus por tecnologias mais limpas. A Empresa Municipal de Transportes de Madrid – EMT estabeleceu um concurso de compra de 520 novos ônibus a GNV com entregas previstas para os anos 2021, 2022 e 2023, bem como uma licitação para a compra de 50 novos veículos elétricos. Os ônibus a GNV foram adjudicados à Solaris, Scania e Evobus , enquanto o contrato de e-bus foi assinado com a Irizar e-Mobility e a BYD.

Conforme anunciado pela Câmara Municipal em dezembro passado, a partir de janeiro de 2023 a EMT deixará de prestar serviço com ônibus a diesel e toda a sua frota será composta por ônibus elétricos, a gás natural e híbridos.

A adjudicação dos ônibus a GNV, que teve um orçamento base de 161,2 milhões de euros, vai finalmente envolver um investimento de 151,5 milhões de euros. O procedimento está dividido em três lotes: o primeiro, de 250 veículos, foi adjudicado à Solaris Bus Ibérica.

O segundo lote, de 170 ônibus, foi adjudicado à Scania Hispania e seu modelo N280 CNG Castrosúa e o terceiro lote, de 100 veículos, foi adjudicado à Evobus Ibérica com o modelo Mercedes Citaro CNG.

A entrega das 520 unidades decorrerá ao longo de três anos: os primeiros 190 carros chegarão em 2021 e, em 2022, mais 200 ônibus farão parte da frota da EMT. Mais um lote de 130 veículos será entregue em 2023. Esse cronograma de entrega permitirá que os 383 veículos a diesel atualmente em serviço na prefeitura sejam retirados de circulação.

Já outros 50 ônibus elétricos foram encomendados: 30 modelos de ônibus fabricados pela Irizar e 20 BYD do modelo K9UB. Além desta licitação, a EMT vai agregar mais 50 veículos elétricos e seis microônibus elétricos. A eletrificação será de 8,6% na frota da EMT.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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