VLT

Lisboa vai renovar frota de VLT com trens da Caf

A Carris, que opera em Lisboa, assinou um contrato com a CAF para o fornecimento de 15 Veículos Leves sobre Trilhos – VLT do modelo Urbos. O contrato de 43 milhões de euros inclui cinco anos de manutenção.

Os novos trens leves vão operar na Linha 15, que corre paralela à foz do Rio Tejo, ligando as principais zonas turísticas da capital portuguesa, como a Praça do Comércio, Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, aos principais centros de transportes da cidade.

Os VLTs articulados são de piso baixo, unidirecional, com cinco carros, terão 28,5 metros de comprimento e velocidade máxima de 70 km/h. A frota será projetada para apoiar a instalação retrospectiva de futuros sistemas de energia a bordo que suportem a operação sem catenária, como os fornecidos por Birmingham, Luxemburgo, Kaohsiung, Zaragoza e Sevilha.

A fabricante forneceu metade dos VLTs adquiridos pela Carris para a Linha 15 em meados da década de 1990, o último pedido de veículos novos feito pela operadora.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus