A Indian Railways – IR, um Departamento do Governo da Índia, sob juridição do Ministério das Ferrovias, encarregado de manter o funcionamento da rede ferroviária do país, concluiu a construção do arco para apoiar o que será a ponte ferroviária mais alta do mundo.
A estrutura faz parte da linha ferroviária com 326 km de extensão, que cobrirá o trecho Udhampur – Srinagar – Baramulla (USBRL). A ponte Chenab será um elo crítico na rede nacional da Índia e está sendo construída 359 metros acima do leito do rio, 35 metros a mais que a Torre Eiffel.
Quando a linha estiver concluída, a viagem entre Jammu e Srinagar levará aproximadamente 5 horas 30 minutos, cruzando o rio Chenab a 100 km/h. A viagem rodoviária atual leva 12 horas.
A ponte de 17 vãos terá uma vida útil de 120 anos. O viaduto e as fundações foram projetados por uma empresa na Finlândia, e o projeto do arco na Alemanha.
A ferrovia na região conta com 27 túneis com um comprimento combinado de 97 km e 37 pontes com um comprimento combinado de 7 km, que estão sendo erguidos através da cordilheira ecologicamente sensível do Himalaia na região norte de Jammu e Caxemira.
A meta de conclusão é para dezembro de 2022, mas há especulações que o projeto demore mais tempo. As construções começaram em 2004, e os construtores atribuíram os atrasos a várias questões, incluindo obstáculos iniciais relacionados à aquisição de terras por causa de protestos de grupos locais exigindo melhor compensação financeira. Um Litígio de Interesse Público questionando a segurança e estabilidade da linha e da ponte também permaneceu pendente nos tribunais indianos.