Foto: Danilo Braga | CBN
Ônibus

Campinas analisa ampliar faixas exclusivas para ônibus

Campinas pode ampliar o número de faixas dedicadas para ônibus, de acordo com uma publicação do jornal “A Cidade On“. Segundo o texto, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – Emdec analisa um estudo para ampliar o número de vias exclusivas e ainda instalar nessas faixas radares para evitar o tráfego de veículos comuns.

O projeto tem previsão de ser concluído até o meio desse mês. A operação dessas novas áreas está prevista para maio.

“Estamos falando de usar o sistema viário com prioridade para o transporte coletivo. Dos 4,3 mil quilômetros de sistema, o transporte coletivo que atende pouco menos da metade de todos os veículos da cidade, e tem exclusividade em apenas 19 km”, afirmou o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.

“Como quer que os ônibus cumpram horários ou tenham velocidade permitida se eles não têm uma via para chamar de sua? Moto e carros passam na frente desses veículos e desmonta toda a programação”, acrescentou.

A prioridade é para implantação em vias onde há três faixas por sentido, e avenidas e pontos com grande fluxo de coletivos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus