O Governo do Estado da Bahia apresentou por meio de uma transmissão ao vivo, o primeiro trem do monotrilho que vai atender a Região Metropolitana de Salvador.
De acordo com o governador Rui Costa, serão ao todo 28 composições cada uma com quatro carros. A primeira composição está em fase de testes. Cada carro tem quatro portas. O trem pode operar de forma automático, apesar de ter cabina para operadores.
Diferentemente do que foi anunciado antes, a previsão de chegada do primeiro veículo é entre dezembro e janeiro de 2022.
O projeto
A primeira fase do projeto consiste na construção de 21 estações em 19,2 km de extensão, com início na Ilha de São João (Simões Filho), passando pelo Subúrbio Ferroviário, Calçada e seguindo até o Comércio.
A segunda fase vai expandir o projeto e levar o VLT até a estação Acesso Norte do Metrô de Salvador, com mais 5 estações em 4,08 km. Com isso, o monotrilho promoverá uma integração rápida e eficaz com os outros sistemas de transporte existentes, possibilitando maior mobilidade aos cidadãos de toda Região Metropolitana.