Em junho de 2020 era iniciada as obras da futura estação João Dias, na Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, e passados cerca de 10 meses, as construções chegaram a marca de 55% de conclusão. A informação foi postada pelo presidente da operadora, Pedro Moro, em suas redes sociais.
Os trabalhos estão a cargo da iniciativa privada, e com a supervisão da companhia de trens. No ano de 2018, a construtora Brookfield Brasil ergueu um conjunto de edifícios empresariais denominado 17007 Nações, com capacidade para 10 mil pessoas, às margens da Linha 9 e da Marginal Pinheiros. Sendo considerado um polo gerador de tráfego, a empresa propôs a construção da parada. Uma parte da área do terreno do empreendimento foi deixado para a construção do mezanino da futura estação. As obras são gerenciadas pela empresa Brookfield, e a construção está a cargo da Construtora Telar.

Prazos
Em sua postagem nas redes sociais, Moro é um pouco mais conservador em relação aos prazos, informando que o ponto de embarque e desembarque deve abrir para os passageiros em 2022.
Mas no final do ano passado uma postagem nas redes sociais da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM informava que o prazo de entrega poderia ser ainda em 2021.
Quando a obra vai rápido, todo mundo quer mostrar nas suas redes sociais, enquanto Varginha…
É óbvio. A Iniciativa Privada, ao contrário dos burocratas corruptos do PSDB, não pode perder tempo ou dinheiro, ou então vai à falência.
Uma pena que o brasileiro médio ainda não entendeu isso, e acha que um Estado inchado e inapto pode ser a solução para a mobilidade urbana. Afinal, se tal fato fosse verdade, hoje não teríamos esse transporte péssimo e patético.
Iniciativa privada escolhe quem vai fazer o trabalho com maior custo beneficio, enquanto políticos preferem alguém que de um gorjeta ou de algo em troca…
Mas pelo que parece não se contentam em roubar apenas a licitação, tem que ganhar em “relicitações” e contratos emergenciais