TAV

Espanha analisa expandir serviço de Trem de Alta Velocidade de baixo custo

A operadora ferroviária nacional Espanhola Renfe anunciou que seu novo serviço de alta velocidade de baixo custo, com o nome de Avlo, que deve cobrir a rota Madrid – Barcelona a partir do dia 23 de junho, pode ser expandido para o eixo Madrid – Sevilha a partir de 2022.

O atendimento será coberto por cinco trens Talgo AVE classe 112, que foram convertidos para a nova especificação, ou seja, 20% a mais de assentos com 438 lugares por trem e máquinas de venda automática substituindo o serviço de buffet que existia.

O presidente da Renfe, Isaiah Táboas, anunciou também que a empresa espera que a demanda se recupere após a pandemia, com o número de passageiros esperado para atingir 70% dos níveis de 2019 até o final de 2021. O número de passageiros nos serviços suburbanos nas principais cidades atingiu 50% em meados de abril de 2020, embora a demanda por viagens interurbanas de alta velocidade permanece suprimida, com a Renfe operando apenas em torno de 40% do período anterior.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus