Nesta quinta-feira, 15 de abril de 2021, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM publicou dois editais referente a supervisão e acompanhamento da implantação da chamada “integração centro” na Linha 13-Jade, com o objetivo de entender o atendimento até a estação Palmeiras – Barra Funda.
A ferrovia em seu serviço regular liga as estações Aeroporto Guarulhos e Engenheiro Goulart, e conta com o serviço Expresso Aeroporto, que parte de hora em hora, chegando até a estação da Luz.
No edital de licitação, a operadora cita viagens “desconfortáveis em virtude da atual demanda da Linha 12-Safira que é bem superior a sua oferta (capacidade)“. O passageiro que deseja ir até Guarulhos por meio do trem, ou precisa se dirigir até a Luz e aguardar o horário de partida, ou precisa utilizar a Linha 12 até Engenheiro Goulart.
O fato pode explicar a baixa demanda do ramal mais jovem da companhia, inaugurado em 2018. Três anos depois, o atendimento carrega um número bem aquém do esperado, sendo que em fevereiro, a média diária foi quase 8 mil passageiros por dia. Parte dessa conta pode ir para a pandemia, que retirou passageiros de todos os meios de transporte, com o distanciamento social. No entanto, mesmo antes da crise sanitária, o atendimento já registrava menos passageiros que o esperado, na ordem de 15 mil por dia. Foi projetado para transportar mais de 100 mil passageiros por dia.
Obras em estações
A CPTM ainda cita no edital que fará uma série de obras de engenharia nas estações Brás, Luz e Palmeiras-Barra Funda para requalificar o Expresso Aeroporto.