Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
EMTU

Consórcio Intermunicipal Grande ABC quer esclarecimentos sobre BRT do ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC informou por meio de uma nota que solicitou ao Governo do Estado esclarecimentos sobre a implementação do corredor de ônibus chamado de BRT – Bus Rapid Transit, que deve ligar São Paulo e a região. Trata-se do projeto que substituiu o monotrilho da Linha 18-Bronze.

As explicações se referem ainda sobre a operação do Sistema Remanescente, composto pelas linhas intermunicipais alimentadoras e complementares da área de operação, assim como a prorrogação antecipada da concessão do serviço de transporte coletivo intermunicipal por ônibus e trólebus no Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara.

O ofício pede informações sobre o planejamento, implementação e execução do Sistema BRT-ABC, incluindo o projeto dos corredores exclusivos, estudos de impacto em relação ao sistema viário local, desapropriações e interface entre a operação de trânsito local e do corredor, além de propostas de integração com outros modais.

Em relação ao Sistema Remanescente, a entidade que representa as sete cidades requer informações sobre os estudos e planejamento para racionalização da estrutura, de forma a evitar as atuais sobreposições às linhas municipais. Além disso, questiona se há perspectiva de efetivação de integração física, operacional e tarifária do sistema.

“Solicitamos também, além da abertura do canal de diálogo técnico sobre as propostas em tela com os municípios do ABC, informações quanto ao cronograma do projeto, implantação e conclusão dos serviços”, afirma o documento.

“A população das sete cidades quer saber todos os detalhes desses novos projetos para a mobilidade urbana no Grande ABC, incluindo seus impactos, cronograma e custos”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus