Foto: GESP
CPTM

CCR vai operar malha maior que o Metrô de SP, com a concessão da CPTM

Nesta terça-feira, 20 de abril de 2021, foi realizado o leilão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. O Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, formado pelo grupo CCR e Ruas Investi, acabou vencendo o leilão com R$ 980 milhões de valor de outorga, e mais de 200% de ágio.

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Haverá uma fase de treinamento dos novos operadores de 60 dias, que caracteriza a fase “pré-operacional”. Já o processo de transição operacional e da manutenção dos serviços do trecho já em operação se insere na fase pré-operacional e ocorrerá durante o período de 210 (duzentos e dez) dias, a contar da assinatura do contrato.

O grupo que atua em infraestrutura em todo país, já opera duas linhas na malha metroferroviária, e deverá opera mais uma além dos dois eixos ferroviários: a Linha 17-Ouro do monotrilho.

Comparando as três empresas que atuam na Região Metropolitana de São Paulo, a CCR deve ser a segunda em extensão da malha:

  • A CPTM deve ficar com 196 quilômetros de linhas;
  • A CCR com 118 quilômetros;
  • E o Metrô apenas com 69,7 quilômetros.

A CPTM deve ainda “perder” uma extensão 62,7 km, que corresponde a Linha 7-Rubi, que será concedida junto com o Trem Intercidades (Barra Funda-Campinas). A operadora que foi criada na década de 90 ainda sim seguirá com a maior malha, com cerca de 133 quilômetros, a menos que o grupo privado também vença a concessão dos serviços da Linha 7 e TIC.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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