Nesta terça-feira, 20 de abril de 2021, foi realizado o leilão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. O Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, formado pelo grupo CCR e Ruas Investi, acabou vencendo o leilão com R$ 980 milhões de valor de outorga, e mais de 200% de ágio.
Haverá uma fase de treinamento dos novos operadores de 60 dias, que caracteriza a fase “pré-operacional”. Já o processo de transição operacional e da manutenção dos serviços do trecho já em operação se insere na fase pré-operacional e ocorrerá durante o período de 210 (duzentos e dez) dias, a contar da assinatura do contrato.
O grupo que atua em infraestrutura em todo país, já opera duas linhas na malha metroferroviária, e deverá opera mais uma além dos dois eixos ferroviários: a Linha 17-Ouro do monotrilho.
Comparando as três empresas que atuam na Região Metropolitana de São Paulo, a CCR deve ser a segunda em extensão da malha:
- A CPTM deve ficar com 196 quilômetros de linhas;
- A CCR com 118 quilômetros;
- E o Metrô apenas com 69,7 quilômetros.
A CPTM deve ainda “perder” uma extensão 62,7 km, que corresponde a Linha 7-Rubi, que será concedida junto com o Trem Intercidades (Barra Funda-Campinas). A operadora que foi criada na década de 90 ainda sim seguirá com a maior malha, com cerca de 133 quilômetros, a menos que o grupo privado também vença a concessão dos serviços da Linha 7 e TIC.