Maria Fumaça exposta na estação Maceió. Créditos: Edilson Omena
Trens Urbanos

CBTU recupera Maria Fumaça para usar em trem turístico em Maceió

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, em sua subdivisão de Maceió, divulgou que uma maria fumaça de 1929 deve voltar a operar na região em um serviço turístico. De origem alemã, o veículo é movido a madeira, e pertencia aos proprietários da Usina Utinga Leão, em Rio Largo, Alagoas. Foi adquirida pela CBTU em 2008, e está em fase final de reforma.

De acordo com a operadora, as viagens, que originalmente eram para transporte de material pesado das usinas, vão levar passageiros em linhas férreas na região metropolitana de Maceió.

Maria Fumaça exposta na estação Maceió. Créditos: Edilson Omena

Por algum tempo, a Maria Fumaça enriqueceu a paisagem da cidade de Piranhas, à beira do Rio São Francisco. Nos últimos anos, voltou para a sede da CBTU para passar por um processo de manutenção, conservação e reforma para se transformar na principal estrela do projeto do Trem Turístico da CBTU Maceió.

O Trem Turístico tem capacidade para transportar 52 pessoas sentadas. Os bancos são de ferro, originais do período de fabricação da Maria Fumaça. O carro está sendo transformado numa Jardineira. Cada peça que necessita de reparo ou troca, é produzida artesanalmente pelos próprios técnicos da CBTU. Não há reposição em lojas e fábricas devido ao tempo de fabricação.

Segundo ainda o comunicado da CBTU, o serviço deve ligar o bairro Bebedouro até a Estação Utinga, onde se localiza o Instituto de Preservação da Mata Atlântica, o qual deverá fazer parte do roteiro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus