O canteiro de obras do monotrilho da Linha 17-Ouro na marginal Pinheiros está sendo preparado para em breve ter as vigas-trilho içadas nos pilares de sustentação. A informação foi postadas nas redes sociais do presidente da companhia, Silvani Pereira, nas redes sociais.
“Na Linha 17-Ouro, iniciamos a mobilização de canteiro para lançamento de vigas guias na Marginal Pinheiros. As vigas guia pesam em torno de 90 toneladas, tem altura de 2,20 metros, largura de 0,80 metros e comprimento de 30 metros. Elas serão içadas por um pórtico (ainda a ser construído) na pista expressa da marginal e serão transpostas da marginal Pinheiros, passando sobre a rede aérea da Linha 9 da CPTM, numa altura de 15 metros, onde a viga será acoplada num sistema chamado de treliça lançadeira, a qual transportará as vigas até os apoios”, disse Silvani.
De acordo com a postagem do presidente da estatal, o lançamento das vigas será entre Ponte Estaiada e Granja Julieta:
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Prazo técnico X Prazo otimista
O Metrô de São Paulo divulgou em seu site o “Relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2020“, que faz um balanço das realizações da companhia em 2020, e traça planos e previsões para expansão da rede.
Sobre a Linha 17-Ouro, o documento é mais conservador em relação as previsões feitas pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que acredita que o monotrilho que vai ligar a malha metroferroviária e o Aeroporto de Congonhas, pode ser entregue em 2022.
O relatório faz previsões menos otimistas para chegada do primeiro trem, chamado de “cabeça de série”: em 30 de dezembro de 2022. Já sobre “entrega do empreendimento para a Concessionária Via Mobilidade/ Início da Operação Comercial pela Concessionária”, o relatório aponta como data prevista para 30 de abril de 2023. Sobre a operação plena, o documento prevê em 31 de outubro de 2023, com operação plena com 14 trens.