Campinas anunciou a implantação de novas faixas exclusivas para ônibus na região central. As duas primeiras fases do projeto preveem 2,5 km de faixas exclusivas e são focadas em vias que possuem três faixas de rolamento.
Na primeira etapa, as faixas preferenciais existentes nas avenidas Dr. Moraes Salles e Senador Saraiva (pistas externas) serão transformadas em faixas de uso exclusivo do transporte público. As vias a serem contempladas na segunda etapa estão sendo definidas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – Emdec.
As novas faixas exclusivas nestas duas avenidas beneficiarão, ao todo, 35 linhas e 100 mil passageiros do transporte coletivo do município. Em ambas as vias, as faixas funcionarão de forma permanente, nas 24 horas do dia. A previsão é que a fase inicial seja totalmente implementada no início do segundo semestre, incluindo a sinalização viária.
“O nosso foco é privilegiar o transporte público coletivo nos deslocamentos pelo sistema viário, melhorando o seu desempenho. Com as faixas exclusivas, reduzimos o tempo de viagem nos percursos da área central e eliminamos os conflitos na disputa pelo uso do sistema viário”, afirma o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.