Trens Regionais

Alstom vende trens a hidrogênio para linhas regionais na França

A SNCF – Société Nationale des Chemins de fer Français, uma das principais empresas públicas francesas operadoras de ferrovias, fez pedidos totalizando € 190 milhões para a Alstom fornecer 12 trens a hidrogênio-elétrico para uso em quatro regiões, com opções para mais duas composições.

A operadora fez pedidos em nome das regiões de Auvergne-Rhône-Alpes, Bourgogne-Franche-Comté, Grand Est e Occitanie, que receberam cada uma € 4 milhões de financiamento governamental para apoiar o desenvolvimento da tecnologia de hidrogênio.

O contrato para os três primeiros trens para o eixo Bourgogne-Franche-Comté foi assinado no mês passado, com previsão de entrada em operação a partir de 2024. As unidades articuladas operam com velocidades de até 160 km/h, e são da família Coradia Polyvalent da Alstom com um alcance de 400 a 600 km em cada recarga.

Ao anunciar os pedidos combinados em 8 de abril, a Alstom disse que o uso de células a combustível de hidrogênio “marca uma verdadeira revolução no setor ferroviário”, e que os novos comboios vão reduzir as emissões de gases de efeito estufa e ruído.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus