YouTube video
Monotrilho

ViaMobilidade poderá ficar responsável por expansão do monotrilho da Linha 17

Na última semana, o governo estadual anunciou a ampliação da Linha 5-Lilás, do Capão Redondo até o Jardim Ângela. Ainda que não há uma data certa para as obras, o anúncio celebra um aditivo entre o poder concedente e a ViaMobilidade, onde a empresa privada poderá ficar a cargo das obras.

O mesmo acerto prevê ainda a expansão por parte da operadora, do monotrilho da Linha 17-Ouro. Nesta terça-feira, 30 de março, a ViaMobilidade e o Governo do Estado de São Paulo formalizaram um aditivo ao contrato de concessão das duas ligações metroviárias que possibilita que a empresa invista recursos próprios na expansão das duas ligações.

A linha 17-Ouro está em construção e em seu primeiro trecho deve ligar as estações Morumbi, o Aeroporto de Congonhas e a estação Jardim Aeroporto. O fluxo de usuários, no entanto, será bem abaixo do que é visto em linhas metroferroviárias, em cerca de 170 mil passageiros por dia.

Sorocabano 32

A ampliação em duas frentes da Linha 17, por sua vez, pode trazer novos passageiros. O trecho dois do monotrilho promete ligar a Linha 17 até a estação Jabaquara, em conexão com a Linha 1-Azul. Mas a expansão ainda depende de uma obra viária por parte da prefeitura. Já o trecho três deve levar o monotrilho até a estação São Paulo-Morumbi, passando por Paraisópolis.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus