Trensurb

Trensurb testa sanitizante no combate ao novo coronavírus

A Trensurb informou por meio de um comunicado que deu início ao teste de um sanitizante que promete ser mais eficaz na desinfecção de superfícies e no combate ao novo coronavírus.

De acordo com a operadora do Metrô de Porto Alegre, trata-se de um produto composto por quaternário de amônio de quinta geração com nanotecnologia em prata. Segundo o fabricante, o desinfetante protege superfícies por até sete dias e suporta mais de mil toques contaminantes por dia.

“Uma das medidas principais de prevenção é intensificar a higienização de todas as áreas e trens para garantir a segurança dos empregados e passageiros. Sendo assim, temos buscado as melhores práticas e trocas de informações com os demais operadores” – afirmou o diretor de Operações da Trensurb, Luis Eduardo Fidell.

O teste está sendo feito, inicialmente, na sede da Trensurb e na Estação Mercado, em uma bilheteria e uma catraca. Realizado por bioluminescência, com o uso de um luminômetro, o teste detecta a presença de microorganismos e resíduos orgânicos em superfícies com base na medição da quantidade de adenosina trifosfato (ATP), fonte de energia presente em células vivas. A medição foi realizada antes e depois da aplicação do produto e será repetida em sete dias a fim de indicar a eficácia do sanitizante. O desinfetante possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e laudos de eficiência contra diversos microorganismos causadores de doenças, incluindo coronavírus similares ao Sars-CoV-2, causador da Covid-19.

Caso o desinfetante seja considerado eficaz, deve ser adquirido e utilizado na desinfecção de trens, estações e áreas da sede da Trensurb.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus