Trens Urbanos

Trens do Corcovado escapam de leilão e devem se tornar patrimônio cultural

Na última semana a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj acabou aprovando um projeto de lei dos deputados Gustavo Tutuca (MDB) e André Ceciliano (PT), que tomba por interesse turístico, histórico e cultural a frota de trens da estrada de ferro do Corcovado. Trata-se de cinco composições suíças da década de 1970 que operaram até o ano de 2019. As informações são do Diário do Rio.

Anteriormente foi tentado leiloar o material rodante. “A nossa preocupação é que esses trens pudessem ser erroneamente destinados como sucata. Com essa medida, nós salvamos um patrimônio de interesse turístico do nosso estado”, afirmou o deputado Gustavo Tutuca.

O projeto será encaminhado para a sanção do governador em exercício, Cláudio Castro, o os veículos serão doados ao Estado, com o objetivo de que sejam usados para turismo em cidades do interior que tem estradas de ferro, a exemplo de Miguel Pereira, Mendes, Japeri, Paracambi, Vassouras e Paty do Alferes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus