Um tuite da repórter Bruna Barboza, da Rádio Bandeirantes, informa que o governo estadual pode assinar um decreto que propõe o escalonamento dos turnos de trabalho para evitar aglomerações em trens, no metrô e em terminais.
De acordo com a mensagem da repórter, se for assinado deverá vale para todos, menos profissionais da saúde. A ideia já está em prática em outras cidades do país e do mundo, como Paris, Nova York e Shanghai. A fiscalização ficaria a cargo das prefeituras:
TRANSPORTE PÚBLICO EM SP: apurei que o governo estadual tem na mesa um decreto que propõe o escalonamento dos turnos de trabalho para evitar aglomerações em trens, no metrô e em terminais. Se passar como proposto, vale para todos, menos profissionais da saúde
— Bruna Barboza (@eubrunabarboza) March 10, 2021
Fase roxa
Com o agravamento da pandemia da covid-19, o Estado de São Paulo ou parte dele deve entrar na fase roxa da quarentena, segundo uma publicação da Rádio CBN. De acordo com a reportagem, a decisão pode ser anunciada ainda nesta semana, com possibilidade de implantação já no próximo sábado.
Segundo a rádio, 32 municípios estão com 100% de leitos ocupados. O nível de UTI é de 81%, sendo que 120 pacientes por dia buscam os leitos, o que nunca ocorreu no estado.
A rádio ainda fala que a medida pode ter algum ajuste. Nesta fase, o comércio essencial teria restrições de horários.