Divulgação: STM
Monotrilho

Obras do monotrilho da Linha 17-Ouro terão mais de mil trabalhadores

Em dezembro de 2020, o Governo Estadual anunciou a retomada das construções na Linha 17-Ouro, no trecho com um pouco mais de 7 quilômetros, que vai ligar a estação Morumbi, o Aeroporto de Congonhas e a Estação Jardim Aeroporto.

São ao todo oito estações e um pátio de manutenção, que tiveram as obras inicias em 2012, mas que em sua jornada sofreram diversas paralisações. Apesar do anúncio de volta ao trabalho, nem todas as paradas estavam com intervenções, pelo menos em fevereiro.

Uma postagem, no entanto, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, aponta que é crescente o número de trabalhadores nas obras. O volume de pessoas nos canteiros deve passar de mil.

Com a retomada das obras da Linha 17-Ouro no final de 2020, há centenas de funcionários nas obras e em breve este número passará de mil! São diversas frentes de trabalho para concluir as 7 estações e pátio de trens! O Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô está atualmente limpando e organizando os canteiros de obras. Dentro das estações estão limpando, executando e preparando o contrapiso para em breve assentar o piso de granito” – diz a postagem da pasta.

Divulgação: STM

Com estações e sem trens

No final de janeiro a justiça determinou a suspensão do contrato de fabricação de trens do monotrilho da Linha 17-Ouro com o consórcio que conta com a fabricante chinesa BYD.

A 6ª Câmara de Direito Público, do Tribunal de Justiça de São Paulo, atendeu ação movida pelo Consórcio Signalling, que é composto pela TTrans e Bom Sinal.

O segundo grupo diz que não houve condições iguais na licitação e que a BYD foi considerada vencedora mesmo cobrando um valor maior. De acordo com a decisão, há indícios de irregularidades na concorrência, como não comunicação adequada aos participantes das decisões.

O Governo do Estado quer entregar as obras do monotrilho da Linha 17, que vai ligar a estação Morumbi, até as estações Jardim Aeroporto e Congonhas, em 2022.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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